Afinal, a caminhada é ou não eficaz?

Afinal, a caminhada é ou não eficaz?

Alguns estudos realizados em centros de pesquisas do mundo todo comprovaram que caminhar é a atividade física mais simples de todas, mas ela surpreende na eficácia para emagrecer e tonificar o corpo. Muitas pessoas caminham diariamente e apesar de ser uma atividade fácil de ser realizada, nem sempre é praticada corretamente.

Para esclarecer a dúvida de muitas pessoas, caminhar a passos rápidos ou com força ininterruptamente queima muito mais calorias do que caminhar normalmente. Essa atividade é ideal para quem está começando a se exercitar, pois trabalha a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico, o que ajuda na perda de peso e no fortalecimento dos músculos das pernas e do bumbum. Caminhar também diminui a pressão sanguínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e estresse.

Apesar de muitos acharem que essa atividade é monótona, ela possui várias vantagens: pode ser feita em qualquer lugar; Para não cair na rotina, o praticante pode alterar a intensidade da sua caminhada, aumentando a velocidade, percurso (subidas e descidas) ou a distância percorrida. Para os mais ousados, é importante monitorar a frequência cardíaca para compreender melhor como o corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e poder, assim, realizar uma atividade segura e eficiente.

A hora de dar um passo a frente chega quando você estiver fazendo longas caminhadas facilmente. A partir daí, os treinos intervalados, entre caminhada e corrida, podem ganhar força. Lembrando que o acompanhamento de um professor de educação física é fundamental.

Para finalizar, algumas técnicas que vão te ajudar a desempenhar a atividade de maneira correta: o calcanhar deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, seguido da planta do pé e dos dedos. Impulsione o corpo para frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas, mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos, use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros, que devem ser mantidos em linha reta. Não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris; Use um tênis apropriado para caminhada, pois ele absorverá mais o impacto do solo. Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras. Faça alongamento antes e depois da atividade e hidrate o corpo bebendo bastante água todo o tempo.

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